21º Conferência Municipal de Cultura define novos representantes do CMPC

Último dia do evento apresentou ações desenvolvidas na última gestão e elegeu novos conselheiros

 

Por Robson Soares

 

            O último dia da 21º edição da Conferência Municipal de Cultura, realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), e Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) definiu nova gestão de conselheiros. O evento apresentou as ações desenvolvidas pelo, até então, atual mandato e realizou a votação de novos representantes para as cadeiras do CMPC.

            No início da reunião, o presidente da FMC e CMPC Alberto Schramm Portugal destacou a importância da participação da comunidade de fazedores culturais no Conselho e apresentou as regras da eleição. “A votação define o ocupante titular e respectivo suplente nas cadeiras de cada segmento do Conselho, o candidato mais votado de cada segmento torna-se titular e os demais exercem a função de suplente”, explica.

            Por intermédio de plenária foram determinados quais seguimentos culturais seriam representados nas cadeiras do Conselho. A deliberação resultou na escolha de sete categorias de expressões culturais: Dança; Música; Teatro e Circo; Literatura; Artes Visuais; Cine-Foto-Vídeo; Cultura Popular. Os candidatos as cadeiras nesses seguimentos dispuseram de um minuto para apresentar considerações aos eleitores.

Foto: Robson Soares

            Durante o pleito, cada eleitor, previamente credenciado, recebia uma cédula impressa, em que indicava três candidatos e segmento cultural correspondente, os votos foram depositados em urna lacrada. Vale destacar que embora exista uma cadeira no CMPC para cada representante, a eleição possibilitava o voto em gestão compartilhada, na qual uma cadeira seria ocupada por um mandato coletivo.

 

Confira novos representantes do Conselho Municipal de Política Cultural por seguimento

 

– Dança: Jonas Jorge (titular), Pâmela Schamne (suplente) e Deise Machado (suplente)

– Música: Álvaro Bueno Filho (titular), Nathan Barros (suplente) e Cassiano Vaz (suplente)

– Teatro e Circo: Ana Claúdia Gambassi (titular) e Bruno Madalozzo (suplente)

– Literatura: Rossana Zinser (titular) e Seu Luiz (suplente)

– Artes Visuais: Wilton Paz (titular) e Cardozo (suplente)

– Cine-Foto-Vídeo: Manoel Corrêa Bignel (titular)

– Cultura Popular: Malu Artesã (titular), Anderson Pedroso (suplente) e Luizão do Carnaval (suplente)

Foto: Robson Soares

 

Conheça algumas das ações desenvolvidas na última gestão do CMPC

 

            O presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) Alberto Schramm Portugal expôs as ações desenvolvidas nos 11 meses de trabalho da última gestão. Destacam-se a reabertura do Conservatório Maestro Paulino, a realização do “Setembro em Dança”, transformação do Ponto Azul em unidade cultural e manutenção de instalações culturais da cidade.

            No que diz respeito à preservação do patrimônio ponta-grossense, Portugal indicou a “atenção ao patrimônio material e imaterial”, “duas sessões de tombamento”, “lançamento do projeto ‘Olha esse Tesouro’ que visa promover a valorização e divulgação dos imóveis tombados da cidade” e “atualização do Sistema de Informações do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa”.

 

Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC)