21º Conferência Municipal de Cultura traz relatos sobre boas práticas de expressão cultural

Primeiro dia do evento apontou significado de cultura e meios para viabilizar produções

 

Por Robson Soares

            O primeiro dia da 21º edição da Conferência Municipal de Cultura, realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), e Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) traz relatos sobre boas-práticas de expressão cultural. O evento abordou não somente a definição de cultura, mas também maneiras de viabilizar financeiramente expressões culturais.

            A Conferência com o objetivo de “discutir a cultura com ênfase na construção de políticas transversais”, conforme Regimento Interno do evento, contou nesse primeiro dia com a exposição de relatos profissionais do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Miguel Sanchez Neto e da fundadora da ABC Projetos Culturais Alessandra Perrinchelli Bucholdz.

            Durante as considerações da fala de abertura, o presidente da FMC Alberto Schramm Portugal destacou a relevância de iniciativas que visem pautar o fortalecimento da cultura na cidade. Segundo Portugal, “a Conferência Municipal de Cultura representa um exercício de democracia e possui fundamental importância para definir os rumos da cultura em Ponta Grossa”.

            Na posição de escritor com circulação em todo o território brasileiro, o reitor da UEPG Miguel Sanchez Neto narrou a trajetória pessoal de entendimento do significado de cultura. “Na década de 1980 visualizava a cultura como algo que estava distante de mim, cresci em uma família de agricultores pouco escolarizados e, equivocado, acreditava que precisava romper com esse grupo social e vivências rurais para buscar cultura”.

            Neto conta que ao ter contato com o conto “O Encalhe dos Trezentos”, de Domingos Pellegrini, entendeu que todas as realidades refletem cultura. Segundo o escritor, “a produção narra um momento de integração cultural e política no interior do Paraná e mostra que existe a possibilidade de fazer literatura, sem negar contato com raízes rurais e pessoas iletradas, de modo representativo”.

            O reitor aponta que a primeira produção que escreveu carrega o legado das quatro gerações que o antecederam. Conforme Neto, a obra ‘Chove sobre minha infância’ traz a herança das mulheres da família que mesmo sem acesso a instrução escrita conheciam o significado de cultura. “É qualquer manifestação que faça parte da nossa história, valorize identidades e mostre trajetórias, cultura é tudo o que nos representa”, destaca Neto.

            Na sequência da Conferência, a fundadora da ABC Projetos Culturais Alessandra Perrinchelli Bucholdz expôs experiências enquanto captadora de recursos para projetos culturais. “Meu trabalho teve início ainda quando trabalhava como jornalista no Diário dos Campos, decidi produzir um livro sobre o centenário do jornal e percebi os desafios de viabilizar financeiramente a publicação impressa”, conta.

            Bucholdz explica que fazer uso de legislações voltadas cultura e buscar recursos junto a organizações são meios de viabilizar produções. Segundo a produtora cultural, “leis de incentivo e fundos de cultura são ferramentas para dar seguimento a projetos, além disso empresas podem aplicar recursos em expressões culturais e deduzir valores do imposto de renda e ganhar com o marketing que o projeto pode proporcionar”.

            Há possibilidade de coletar recursos com a fundos culturais e leis de incentivo à cultura. No que diz respeito às legislações vigentes em Ponta Grossa voltadas ao segmento, a fundadora da ABC Projetos Culturais destaca a Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific).

 

Segundo e último dia do evento define nova composição do CMPC

 

            A 21º edição da Conferência Municipal de Cultura conclui as atividades hoje, às 19h no pátio do Centro de Cultura, localizado na Rua Doutor Colares, n. 436, no centro de Ponta Grossa. O segundo e último dia do evento consiste na leitura em síntese das diretrizes culturais, apresentação dos candidatos a cadeiras no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), eleição, apuração de votos e divulgação dos resultados.

 

Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC)