Manifestação de apoio e solidariedade ao Museu Nacional

Ponta Grossa, 05 de setembro de 2018

 

Com pesar a diretoria e associados da APPAC vem por este meio manifestar seu apoio e solidariedade aos funcionários, pesquisadores e direção do Museu Nacional e da UFRJ. Entendemos essa tragédia como um profundo abalo que atinge toda sociedade e comunidade acadêmica brasileira. A destruição do maior museu de história natural da América Latina e mais antiga instituição científica do Brasil, com dois séculos de existência e mais de 200 milhões de itens em seu acervo resultou numa inestimável perda. Os museus e acervos são espaços educativos, que fortalecem a preservação da nossa memória e identidade, abrigam o desenvolvimento de pesquisas científicas e possibilitam a vivência da democracia.

Entendemos que é necessário um Estado que valorize com veemência a educação e a cultura. Assim como também defendemos a preservação, restauro e a valorização do Patrimônio Cultural como um direito assegurado por lei ao cidadão. Para tanto manifestamos a nossa preocupação com os exemplares do Patrimônio Cultural em Ponta Grossa. São edifícios de suma importância arquitetônica e histórica para a cidade, e que também abrigam nossos acervos documentais, exposições, obras de arte, entre outros, que estão sob risco e constante degradação. Dentre eles destacam-se: a Mansão Vila Hilda (sede da Fundação Cultural), as estações Paraná (Casa da Memória) e Ponta Grossa, Museu Campos Gerais, Centro de Cultura, Cine Teatro Ópera e o Colégio Regente Feijó.

Manifestamos nosso apoio à reconstrução do edifício e reestruturação do Museu Nacional, aos profissionais envolvidos que dedicaram uma vida inteira de trabalho nessa instituição, e ansiamos ver uma política de priorização, com recursos suficientes e infraestrutura à preservação do Patrimônio Cultural em âmbito nacional, regional e local.

 

Atenciosamente

A diretoria